SEO – O que é e como o fazer?

SEO – O que é e como o fazer?

Dicas 30 maio, 2016
#dicas #google #seo #websites

SEO, “Search Engine Optimization” ou em português “Otimização para Motores de Busca”, é o processo de potencializar o seu website de forma a que o mesmo tenha uma maior visibilidade aquando de pesquisas relevantes nos diversos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.).

Esta é uma área de máxima importância pois afeta o nível de tráfego orgânico/gratuito que o seu website recebe e como tal não deve ser ignorada.

Um SEO bem estruturado pode aumentar o ranking do seu website nos resultados de pesquisa e como tal aumentar o número de visitas à sua página web. Para tal basta seguir alguns passos que farão uma diferença enorme a longo prazo:

  1. Crie títulos de página únicos e relevantes – Um título relevante de uma página deve descrever com precisão e de uma forma sucinta o conteúdo da mesma.
    Evite usar o mesmo título para todas as páginas do seu website ou o uso de palavras vagas.
  1. Utilize a description meta tag – Esta meta tag deve conter uma descrição do conteúdo da página em questão pois muitas vezes é utilizada pelos motores de busca como o descritivo resumo da página nos resultados de pesquisa.
    Evite usar a mesma em todas as páginas ou preenchê-la cheia de palavras chave.
  1. Tente usar URL’s amigas do utilizador – Uma URL que seja facilmente compreensível faz com que seja mais provável que um utilizador clique na mesma.
    Exemplo: em vez de exemplo.com/prod/2542525-433-3 tente usar exemplo.com/produto/cabo-de-rede .

Em termos de conteúdos estes são os pontos principais que deverá prestar atenção, porém os motores de busca também tomam em consideração o desempenho da sua página (quanto tempo leva a carregar e se funciona corretamente) e a experiência do utilizador (a facilidade de navegação do website, se o mesmo é responsivo e se é seguro), por isso não se esqueça de ter em conta estes pontos.