A Weblevel e a Universidade do Porto

A Weblevel e a Universidade do Porto

Eventos 20 novembro, 2018
#MuseuDigitaldaUniversidadedoPorto #UniversidadedoPorto #Weblevel

De 19 a 25 de Novembro celebrou-se a Semana da Ciência e Tecnologia 2018, uma iniciativa do Programa Ciência Viva e cujo objectivo principal era o de criar laços entre toda a comunidade e a investigação científica e tecnológica.

Sob o lema Univer- Cidade: Descobrir Ciência na Cidade, realizaram-se várias actividades, destacando-se a de 22 de Novembro, na Reitoria da Universidade do Porto, onde se celebrou o Património e o locus (lugar). Por conseguinte, foi apresentado o projecto – Museu Digital da Universidade do Porto – projecto esse, da própria Universidade, da Vice-Reitoria para a cultura, do Laboratório dos Novos Média para o Património – eHeritageLab – e com a parceira da Weblevel.

A Weblevel, com uma vasta experiência em soluções tecnológicas, aliou-se muito naturalmente à Universidade do Porto, na criação deste projecto que muito dignifica a história, a cultura e as personagens da Cidade do Porto.

Desta forma, foi desenvolvida uma APP nativa – Museu Digital da Universidade do Porto – para que para todos aqueles que habitam e vivam a cidade do Porto, tenham acesso a um vasto acervo histórico-cultural existente nas várias unidades orgânicas da Universidade do Porto, totalmente digitalizado.
Também os turistas, terão aqui a oportunidade de contactar de uma forma mais directa com a história, a cultura e as personagens que marcaram a Cidade, através dos roteiros que podem realizar, dos quais são exemplo:

– do Palácio de Cristal à Univer-Cidade – uma ligação crucial entre o antigo Palácio de Cristal (agora Pavilhão Rosa Mota) e a Universidade do Porto, são percorridos, neste roteiro. Locais como os jardins do Palácio de Cristal, o Pavilhão Rosa Mota, ou a Biblioteca Almeida Garrett, são explorados, com o objectivo de demonstrar a relação intensa entre as duas instituições: ora através dos seus edifícios, das personagens que marcaram a Cidade, ora mesmo pelos eventos.

– Agostinho da Silva: Construtor de Utopias – Uma figura ímpar na cultura luso-brasileira. Foi humanista, pensador, filósofo, criou pontes entre as suas duas pátrias: Portugal e Brasil, deixando assim, todo uma vasta obra para descobrir. Locais como o Instituto de Biologia Oswaldo Cruz ou a Faculdade Fluminense de Filosofia do Rio de Janeiro, são alguns dos locais a visitar.

Existe, também, a possibilidade de fazer sugestões e, desta forma, contribuir activamente para a realização de novo conhecimento, construindo narrativas, representações e experiências digitais, à volta do património cultural e científico, das pessoas e da construção de conhecimento na Universidade e na Cidade.

Descarregue já a APP na Google Play Store. Brevemente, estará disponível na Apple Store.

Saiba mais em: https://www.museudigital.pt/pt/

 

https://youtu.be/YcE6UqoPZi4